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Como fazer uma gestão ágil e eficiente nas frotas de locadoras?

Leonardo Silva 26 de Janeiro de 2022

Como fazer uma gestão ágil e eficiente nas frotas de locadoras?



Saiba como uma gestão de frotas unificada é possível acompanhar veículos em tempo real, oferecer serviço de urgência e ainda trabalhar o marketing da sua empresa


Algumas mudanças de hábito entre os brasileiros colocaram as locadoras de automóveis em mais evidência nos últimos anos. Com a popularização dos aplicativos de transporte, surgiram oportunidades para diversos profissionais das mais variadas áreas para atuar como motoristas. Seja pela falta de trabalho, ou para ganhas um extra, a oportunidade exigiu que ao menos eles possuam um automóvel de modelo mais recentes para exercer a atividade.


As locadoras encontraram nessa necessidade a oportunidade para locar cada vez mais automóveis com este novo perfil de consumidor. Naturalmente que as locadoras não se restringem a apenas um público-alvo, e com a retomada econômica esperada para 2021, depois de longos períodos turbulentos na pandemia, espera-se que o modelo de locação de veículos se consolide de vez e seja cada vez mais frequente.


Os desafios para quem gerencia esse tipo de frota são muitos. Desde a manutenção e gerenciamento otimizado dos automóveis até a segurança, o gestor precisa estar atento para oferecer um serviço de qualidade e excelência. Existem muitas variáveis para serem apuradas, e hoje, vamos focar em pontos importantes que devem ser levadas em consideração e como a plataforma Delta Fleet pode fornecer dados para facilitar a gestão diária, e evitar prejuízos imprevistos.


RASTREAMENTO E ASSISTÊNCIA
O rastreamento veicular é a maneira mais segura de proteger sua frota. Em 2020 foram cerca de 318 mil registros de furtos e roubos de automóveis, conforme o anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Saber onde cada veículo está é crucial para a segurança do patrimônio e do empreendimento. Uma das soluções mais seguras e com credibilidade é a plataforma de dados do Delta Fleet, que permite acesso do gestor a informações importantes para gerenciamento das frotas. Através dele, por exemplo, é possível acompanhar cada passo dos seus veículos registrados em tempo real e gerenciar situações como roubo, furto e panes mecânicas.


Para isso o Delta Fleet conta com assistência 24 horas. Isso permite que, em caso de qualquer problema, uma solução seja devidamente encaminhada ao locador com máxima urgência. Um veículo que necessite de conserto, por exemplo, pode ser rastreado pela plataforma para, em seguida, direcionar um guincho. O acionamento do atendimento pode ser feito até mesmo pelo WhatsApp.



MANUTENÇÃO E RENOVAÇÃO DE FROTA
Com o tempo a frota sofrerá depreciação e exigirá manutenção preventiva. Controlar o estado de cada veículo é fundamental para evitar prejuízos de última hora. Ter controle de dados como quilometragem e trajetos percorridos são um exemplo. Através deles é possível identificar os automóveis que mais rodaram e quais andaram por estradas precárias. As informações obtidas evitam surpresas desagradáveis ao gestor de frota e podem mostrar quais modelos são mais requisitados pelo público – fornecendo um parâmetro para quando a frota for renovada. Também é possível fazer um ranking de qual modelo e ano de veículo apresentou mais problema de mecânica.


Para a manutenção e renovação de frota é essencial contar com um diagnóstico dos automóveis disponíveis para locação. O Delta Fleet registra os dados mais importantes e pode emitir relatórios detalhados dos veículos. Para não correr riscos e perder prazos de revisão, a plataforma emite alertas para o gestor sobre manutenções preventivas programadas.



PERSONALIZAÇÃO
Em um mercado concorrido como o de locação de automóveis é essencial se diferenciar da concorrência e buscar um posicionamento da marca para consolidá-la. Se otimizar o atendimento com relatório de dados é essencial para a melhor resolução das demandas dos clientes – sem contar a necessidade de minimizar os prejuízos –, oferecer um serviço de urgência de qualidade totalmente personalizado com a sua marca também são prioridades a serem consideradas.


Com o Delta Fleet sua locadora pode dispor de um serviço de atendimento 0800 para emergências dedicado. O telefone para esse atendimento possui uma mensagem de saudação só sua, falando o nome da sua empresa. Um bom modo de acolhê-lo em caso de necessidade e passar uma boa impressão no que poderia ser um momento desagradável sobre outras circunstâncias. Adesivos informativos ficam disponíveis com o número para ligação e o logotipo do seu negócio.
A personalização permite deixar uma impressão positiva da locadora, com um sistema de atendimento ágil e eficaz.


O mercado de locação de automóveis oferece boas perspectivas de crescimento em um período de mudança cultural, onde mais brasileiros se questionam sobre as necessidades de investir quantias para aquisição de um carro. Somado ao número crescente de usuários de aplicativos, como o Uber, a demanda por mais motoristas traz a possibilidade de locação de veículos para quem busca investir em prol de uma boa remuneração. Ainda que a pandemia não tenha encerrado, a perspectiva da retomada econômica tende a ser positiva na previsão de especialistas.


Estar atento as necessidades da frota para oferecer um serviço de excelência será determinante para segmentar seu negócio, fazê-lo crescer no tempo devido e diminuir perdas indesejadas com informações e estratégias, essas obtidas facilmente com o Delta Fleet. Foque no que realmente importa, otimize seu atendimento e resultados e invista na sua marca através de ferramentas estratégicas e inteligentes para obter o sucesso que deseja.


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