Início » Delta Global » Sistemas de rastreamento para gestão de frotas
rastreamento de frotas 1

Sistemas de rastreamento para gestão de frotas

Empresas de transporte e locadoras de veículos precisam gerenciar suas frotas de forma eficiente para garantir a segurança dos motoristas, a integridade dos veículos e a satisfação dos clientes.

Nesse contexto, os sistemas de rastreamento veicular se tornam cada vez mais importantes para monitorar a localização, o desempenho e o comportamento dos veículos em tempo real.

O que é um sistema de rastreamento veicular?

Um sistema de rastreamento veicular é uma tecnologia que permite monitorar a localização, a velocidade, o consumo de combustível e outros dados relevantes de um veículo em tempo real.

Esses sistemas são compostos por um dispositivo de rastreamento, que é instalado no veículo, e um software de gestão de frotas, que é acessado pela empresa. O dispositivo de rastreamento envia informações para o software por meio de uma rede de comunicação, como a internet (rede móvel) ou um sistema de satélite (rastreador satelital).

Como funciona na prática o sistema de rastreamento?

Na prática, o sistema de rastreamento veicular é composto por um dispositivo rastreador instalado no veículo e um software de monitoramento, como o Delta Fleet.

O rastreador é responsável por coletar e transmitir informações sobre a localização e o comportamento do veículo, enquanto o software de monitoramento é utilizado para visualizar e analisar esses dados em tempo real.

A partir do software, a equipe de gestão de frotas pode acompanhar as rotas percorridas, identificar desvios não autorizados, monitorar o comportamento dos motoristas, verificar a velocidade média e em tempo real, e até mesmo receber alertas em caso de eventos de emergência, como acidentes ou desvios de rota.

GESTAO DE FROTAS 4

Benefícios e importância do sistema de rastreamento

Um sistema de rastreamento desempenha um papel fundamental para uma empresa de transportes, especialmente quando se trata de caminhões, que geralmente operam em longas distâncias e transportam cargas de alto valor. A importância do sistema de rastreamento pode ser resumida em alguns pontos-chave:

Segurança e proteção da carga

Com um sistema de rastreamento, a empresa pode monitorar em tempo real a localização dos caminhões e da carga transportada. Isso reduz significativamente o risco de roubo e aumenta a proteção da carga, uma vez que a empresa pode agir rapidamente em caso de desvios não autorizados.

Controle e monitoramento da frota

O sistema de rastreamento permite que a empresa tenha uma visão completa e detalhada da frota de caminhões em operação. Isso inclui informações sobre a localização, velocidade, rota percorrida, tempos de parada, entre outros dados relevantes.

Com essas informações em mãos, a gestão pode tomar decisões estratégicas, otimizar rotas e minimizar atrasos operacionais.

Eficiência operacional

Com o rastreamento em tempo real, é possível identificar gargalos e ineficiências na operação dos caminhões. Isso permite que a empresa tome medidas corretivas imediatas para melhorar a eficiência operacional, reduzindo custos com combustível, tempo de viagem e manutenções desnecessárias.

Cumprimento de prazos

O sistema de rastreamento possibilita o monitoramento do desempenho dos motoristas em tempo real. Com isso, a empresa pode garantir o cumprimento de prazos acordados com os clientes, melhorando a reputação e a confiabilidade da empresa no mercado.

Redução de custos

Com a otimização das rotas e o monitoramento do comportamento dos motoristas, a empresa pode reduzir custos operacionais, como gastos com combustível, manutenções e horas extras.

Prevenção de acidentes

O sistema de rastreamento pode ajudar a identificar comportamentos de risco dos motoristas, como excesso de velocidade e condução imprudente. Isso permite que a empresa adote medidas de prevenção e treinamento, reduzindo a ocorrência de acidentes e aumentando a segurança nas estradas.

Transparência com clientes

A empresa pode utilizar o sistema de rastreamento para fornecer informações transparentes aos clientes sobre o status da entrega, como a previsão de chegada e eventuais atrasos. Isso fortalece o relacionamento com os clientes e aumenta a confiança na empresa.

Quais são os tipos de sensores de rastreamento?

Os rastreadores de veículos também podem ser conectados a sensores e atuadores, transmitindo os dados coletados do veículo em tempo real. Existem vários tipos de sensores de rastreamento. Aqui estão alguns exemplos:

GPS

O GPS (Global Positioning System) é um sistema de satélite que permite determinar a localização de um veículo com precisão. Os dispositivos de rastreamento veicular geralmente usam o GPS para enviar informações de localização para o software de gestão.

Acelerômetro

O acelerômetro é um sensor que mede a aceleração do veículo em diferentes direções. Isso pode ser usado para detectar mudanças bruscas de direção, como curvas ou freadas repentinas.

Sensor de velocidade

O sensor de velocidade mede a velocidade do veículo em tempo real. Isso pode ser usado para monitorar o desempenho do motorista e detectar excessos de velocidade.

Sensor de combustível

O sensor de combustível mede o nível de combustível no tanque do veículo. Isso pode ser usado para monitorar o consumo de combustível e detectar possíveis vazamentos.

Sensor de temperatura

O sensor de temperatura mede a temperatura dentro do veículo. Isso pode ser usado para monitorar o transporte de cargas sensíveis à temperatura, como alimentos ou medicamentos.

Conheça o Delta Safe, o melhor sistema de rastreamento

O Delta Safe, do Delta Global, é um dos rastreadores mais completos do mercado, utilizando o que há de mais moderno em tecnologia com desenvolvimento próprio.

Um dos diferenciais do Delta Safe em relação a outros rastreadores é a capacidade de atender os usuários de forma modular, ou seja, o cliente escolhe quais serviços deseja contar, como: Gestão de Risco; Telemetria Avançada Comportamental; ou simplesmente a Localização em Tempo Real.

Funcionalidades exclusivas

  • Velocidade da via
  • Clima no local
  • Tipo de pavimentação
  • ModoTV

Tecnologia 100% nacional

Desenvolvido pela fábrica de tecnologia do Delta Global, o rastreador Delta Safe é multioperadora (funciona com várias operadoras de celular) e também funciona por satélite (comunicação satelital), ou seja, localização precisam em qualquer lugar.

O Delta Safe possui uma bateria de longa duração (10 vezes maior que o padrão de mercado), detecção do perfil de condução do motorista e até 40 sensores. Veja alguns:

  • sensor de ignição
  • Buzzer
  • sensor de violação de painel
  • botão de pânico
  • sensor de porta
  • sensor de engate e desengate (em caminhões)
  • sirene
  • bloqueio inteligente
  • rastreador híbrido
  • sensor de temperatura
  • sensor de betoneira (em caminhões)
  • trava de baú (em caminhões)
  • sensor de porta de baú (em caminhões)
Screenshot 5

Para toda essa entrega contamos também com um software poderoso de gestão de frotas, o Delta Fleet, gerando informações completas para gestão do usuário final (cliente).

Entre em contato agora mesmo e conheça o mais completo sistema de rastreamento da América Latina.

GESTAO DE FROTAS 5

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *