X
X

O que é e como fazer Gestão de Risco de Frotas

Arthur Moraes 28 de Maio de 2021

O que é e como fazer Gestão de Risco de Frotas


Na hora de administrar os veículos de uma empresa, gerenciar de perto os riscos é muito mais importante do que parece


A gestão de riscos é um tema que por si só já exige atenção, mas será que estamos tratando esse trabalho nas frotas de veículos com a prioridade que o assunto merece? A gestão dos riscos na administração dos veículos de uma empresa é determinante para os seus resultados - na rua e dentro do escritório - e exige comprometimento com a prevenção. Enxergar essa atividade de controle com a importância necessária significa, diretamente, redução de custos e otimização de processos. Quer saber como isso acontece?


O que é gestão de risco de frota?

Preservar a vida do motorista, preservar a carga e garantir uma entrega segura e de alta qualidade. De forma resumida, esses são os principais resultados de uma gestão de risco eficiente. Eles estão totalmente interligados e, agora, você se pergunta: como chegar nesses resultados? Comece entendendo quais são os riscos que cada atividade pode oferecer e busque pelas ferramentas adequadas, que facilitem a sua gestão sem gerar trabalho dobrado ou dor de cabeça! E, claro, sem tornar o processo mais oneroso.


Um gestor de frotas precisa entender o que acontece no “meio do caminho” e prevenir novas situações que possam comprometer os resultados finais - não esqueça deles! De um tombamento a um assalto, é possível encontrar formas de prever essas ocorrências, colocando seus veículos e motoristas longe dessas possibilidades. Acompanhar de perto as rotas, o comportamento do motorista e o mapeamento das zonas de risco estão entre essas tarefas de gerenciamento.


A análise e escolha de uma rota mais segura e mais eficiente, que não irá danificar a carga, é um gerenciamento de risco. Avaliar dados para localizar as regiões com maior índice de roubo e furto e evitar que seus veículos possam vir a trafegar por essas zonas de perigo: isso também é gerenciamento de risco. Dar atenção à forma de condução do motorista para coibir ações arriscadas que possam apresentar perigo para a carga? Gerenciamento de risco. Considerar não conformidades é gerenciamento de risco.

 

A grande saída

O grande truque da gestão de risco é dominar esses importantes indicadores através da tecnologia e, especialmente, com a ajuda de profissionais que entendam do assunto e facilitem a vida do gestor, acima de tudo. Atualmente, ferramentas que conseguem unir tecnologia, personalização e atendimento rápido saem na frente para contemplar essas necessidades. Seja entregando dados aos gestores ou então prestando assistência para sinalizar os alertas a motoristas e gestores, é possível realizar esse trabalho com um investimento atrativo quando falamos em custo-benefício.


O rastreador teve seu sinal prejudicado e o veículo demorou mais do que o esperado para posicionar, levantando a suspeita de roubo e furto? Ou o motorista está prestes a entrar em uma zona de risco? Hoje em dia, alguns serviços especializados contam com uma equipe que atua junto à tecnologia para emitir alertas e entrar em contato direto com os envolvidos de forma imediata para investigar atividades suspeitas.


Essas são algumas das importantes situações que fazem parte de uma gestão de risco e, quando monitoradas de perto, irão refletir diretamente nos resultados e na economia de recursos, lembrando que os resultados finais são sempre os mesmos: preservar a vida do motorista, preservar a carga e garantir uma entrega segura e de alta qualidade.

 

Saiba mais

Para saber mais sobre este e outros serviços para frotas, entre em contato com a Delta.

Para contato com a área comercial, ligue para (51) 4001-5885, ou Whatsapp (51) 3303-3883.

Clique aqui e nos chame no WhatsApp.

 



+ Do Delta Fleet

Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter
Next Post

Próximo Post

Como a gestão de motoristas afeta o resultado da sua frota

28 de Maio de 2021

Posts relacionados

Agora que você já conhece mais sobre gestão de frotas agrícolas, que tal simplificar também a sua gestão de frotas? Conheça o Delta Fleet!