X
X

Gestão de frota: 5 dicas para a melhoria de processos

Arthur Moraes 16 de Maio de 2022

Gestão de frota: 5 dicas para a melhoria de processos


Abordar dados de forma orientada é o melhor método para obter a visibilidade desejada

 
Fazer uma boa gestão de frota é essencial para as empresas que buscam otimizar seus processos, alcançando uma visibilidade mais clara e ampla de tudo que envolve o dia a dia desta área. Para isso, é preciso adotar métodos e ferramentas que auxiliem no controle das operações que envolvem desafios logísticos complexos, através da geração de informações sobre o uso individual dos veículos e o desempenho de cada motorista.

De posse dos dados obtidos por meio das ferramentas de gerenciamento, os gestores são capazes de detectar falhas, que podem se transformar em grandes problemas futuros, visualizar soluções viáveis e com menor demanda de tempo e investimento, além de identificar novas oportunidades de negócio.  Tudo isso personalizado de acordo com a necessidade e interesses da empresa.

Quer compreender melhor essa tecnologia e de que modo ela pode ser aplicada na sua rotina de trabalho? Então, leia com atenção essas dicas:

1 – A análise de dados precisa estar inserida no dia a dia das operações de negócio da frota, a fim de integrar e canalizar em uma única plataforma informações sobre status do motor, velocidade, número de paradas e localização do veículo, bem como rotas percorridas, pressão dos pneus e o consumo de combustível, que é o grande vilão das tabelas de custos, entre outros pontos. De posse destes números o gestor torna-se capaz de emitir feedbacks em tempo real, além de ter insights que podem resultar na implementação de melhores práticas para a realização do trabalho.

2 – Um sistema eficiente de gestão de frota contribui com informações precisas que auxiliam na utilização eficaz de ativos, ou seja, apontam com exatidão quais veículos ou peças de maquinários passam por grandes períodos ociosos ou requerem manutenção após o uso prolongado.

3 – O combustível representa o percentual mais alto no cálculo de custo das operações desta área, por isso, requer atenção total com o gerenciamento e previsão de gastos para evitar sustos no momento da checagem dos relatórios.  Desenvolvida para rastrear o uso e realizar a medição da economia, a fim de evitar roubos, a plataforma integrada de dados, atua no rastreamento de informações, como uma importante aliada na identificação e solução de problemas que tanto oneram o caixa das empresas.

4 – A segurança das frotas e de todos os agentes envolvidos na realização deste trabalho está diretamente ligada ao modo como os motoristas se comportam ao volante, tanto dentro, como fora da estrada. A imagem precisa e contínua dos padrões de direção permite aos gestores obter informações exatas sobre ocorrências de excesso de velocidade, frenagem brusca, marcha lenta e demais comportamentos considerados arriscados no trânsito.

5 - Trabalhar a manutenção preventiva da frota a partir da análise de dados relacionados à integridade e diagnóstico do veículo, é sinônimo de economia financeira e otimização de tempo e quem não quer isso para seu negócio? A obtenção de todos esses dados, além de permitir a abordagem proativa dos problemas, indica os caminhões que estarão aptos para o trabalho por mais tempo e quais deles precisarão ser substituídos no curto prazo, colaborando com a projeção futura de compra.


Diante de tudo isso, é imprescindível de dizer que, uma excelente tecnologia por si só não basta para o sucesso das operações de uma empresa, se ela não puder contar com um gestor de frota, capaz de controlar os veículos e a partir da análise e gerenciamento dos dados, ser capaz de definir metas para a melhoria da operação. Pense nisso e invista em bons profissionais!





Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter
Next Post

Próximo Post

Como ter controle de combustível através da integração de dados

16 de Maio de 2022

Posts relacionados

Agora que você já sabe as principais causas de acidentes com caminhão, que tal simplificar também a sua gestão de frotas? Conheça o Delta Fleet!