X
X

Qual a diferença entre seguro agrícola e seguro rural?

Caroline Borba 30 de Setembro de 2022

Qual a diferença entre seguro agrícola e seguro rural?


Conhecimento sobre ambos é garantia de proteção aos produtores

 

Entender de forma prévia quais os seguros ofertados no mercado, os tipos de coberturas disponíveis, critérios de contratação e normas para o recebimento das indenizações é o primeiro passo para agricultores e produtores que desejam proteger suas propriedades.

 

Outro ponto importante para quem busca proteção dos seus negócios no campo é entender qual a diferença entre seguro agrícola e seguro rural, bem como no que cada um deles pode contribuir para a segurança das suas atividades.

 

Afinal, eventos climáticos e situações adversas não avisam quando irão chegar.

 

O que é um seguro rural?

 

Não é raro encontrar quem confunda esta modalidade de cobertura com algo relacionado apenas a atividade de plantio.

 

Na verdade, quando falamos de seguro rural, consideramos tanto a agricultura, quanto a pecuária, destacando que a cobertura contempla o patrimônio do produtor rural e os seus produtos.

 

Além disso, também é ofertado crédito para comercialização da produção e indenização em caso de morte do segurado.

 

Na assinatura da apólice, o contratante passa a contar com a possibilidade de recuperar o capital investido na sua lavoura ou empreendimento sempre que houver perda da produção por conta de um período de chuva forte ou de uma seca prolongada.

 

Também é possível diminuir a inadimplência, uma vez que o produtor passa a ter garantidos os recursos necessários para saldar dívidas contraídas com instituições financeiras.

 

Em linhas gerais é possível afirmar que o seguro rural tem produtos específicos para todas as etapas do processo produtivo, desde o plantio, passando pelo armazenamento de insumos e mercadorias até o beneficiamento e processamento do que é produzido.

 

Nesse contexto, cabe as seguradoras propor soluções que não apenas levem proteção, mas estejam alinhadas com a necessidade do agronegócio.

 

Como funciona o seguro agrícola?

 

Quando o assunto é seguro agrícola estamos falando de um tipo de serviço que oferece proteção ao produtor rural contra perdas decorrentes de fenômenos climáticos e/ou outras adversidades que afetam as lavouras.

 

Afinal, uma ótima colheita não depende 100% da utilização dos melhores insumos ou das mais avançadas técnicas da área, muito menos da disposição e do trabalho de quem lida com a terra, mas de diversos outros fatores.

 

Esta modalidade de cobertura, que tem o importante papel de levar segurança aos produtores, pode ser contratada através de seguradoras ou programas do Governo Federal a fim de garantir proteção contra qualquer prejuízo que possa ocorrer nas lavouras.

 

Em sua apólice estão previstas perdas decorrentes de fenômenos climáticos e adversidades que afetam os agricultores, entre outros fatores.

 

Corretores e mercado

 

A alta exposição a riscos financeiros associados ao clima de algumas regiões, doenças e preços das commodities abre espaço para que os corretores possam ofertar soluções capazes de atender as mais variadas necessidades.


Se você é corretor, pense nisto e no quanto pode ser lucrativo incluir esta opção na sua gama de produtos e serviços.

Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter

Categorias:


Autor:
Caroline Borba 30 de Setembro de 2022

Next Post

Próximo Post

Gestão de risco: como usar a tecnologia a favor da sua frota

30 de Setembro de 2022

Posts relacionados

Envie-nos suas dúvidas e sugestões através do formulário abaixo.