X
X

Jornada do motoristas: Como controlar de maneira eficiente?

Leonardo Silva 24 de Agosto de 2021

Jornada do motoristas: Como controlar de maneira eficiente?



Com o uso de tecnologia combinado com sistemas inteligentes é possível fazer com que dados sejam registrados, checados e armazenados de forma completa

 

Um bom controle de jornada do motorista é essencial para o fluxo ideal de trabalho.

 

Para o profissional, o controle da jornada é um direito. Para as empresas que atuam diretamente com o serviço de transporte, uma necessidade diante da Lei 13.103/2015, a Lei do Motorista.

 

Então, como é possível controlar as jornadas dos profissionais de uma maneira fácil, segura e eficiente? Indo muito além dos modelos tradicionais.

 

Para as empresas, além do cumprimento da legislação vigente e de preservar a integridade dos condutores,

 

o controle de jornada também representa redução de custos com manutenção e, até mesmo, com combustível.

 

Os resultados, porém, dependem de uma série de escolhas do gestor: desde o tipo de rastreador do veículo até a forma em que o motorista irá reportar suas atividades.

 

É importante lembrar que o controle de jornada só existe se houver a compreensão total do que prevê a jornada da categoria.

 

Questões como limites de carga horária, tempo de descanso, tempo de espera, férias, hora extra e outros limites são estabelecidos pela Lei do Motorista - e são esses os parâmetros do controle na prática.

 

Essas mesmas regras dão maior garantia de que a direção será feita de maneira correta, ou seja, sem apresentar riscos e reduzindo a chance de acidentes, tombamentos e distrações ao volante.


Acontece que essa tarefa de reportar e controlar informações - o diário ou controle de bordo - por muito tempo foi feita pelos profissionais de maneira manual e limitada.

 

Na verdade, ainda hoje é possível ver controles feitos a mão, no papel mesmo, quando um leque de opções já está disponível nesse mercado para facilitar a vida de todos os envolvidos.

 

Com o uso da tecnologia e de sistemas inteligentes, é possível facilitar a vida de motoristas, gestores de frotas e até mesmo da equipe de Recursos Humanos.

 

"Como meu motorista está dirigindo?"

"Está fazendo as paradas corretamente?"

"Está atuando no horário ideal?”.

 

Para responder essas questões de saúde, que preservam a vida do motorista e, também, a qualidade da carga e da entrega, as ferramentas tradicionais dão lugar à modernidade.


O antigo teclado dentro do caminhão, por meio do qual o motorista avisava dos eventos da sua jornada e obrigava o setor de RH a reorganizar os dados, pode dar lugar a um aplicativo, por exemplo.

 

Sim, é isso que acontece com sistemas de gestão de frotas completa, como o Delta Fleet:

 

o motorista utiliza um app para informar seus horários e eventos do dia, como bater ponto, paradas, almoço, espera e descanso, dando praticidade e agilidade à tarefa.


Além do aplicativo, um rastreador localizado dentro do caminhão também registra horários e eventos de forma automática.

 

O resultado? Uma equipe de especialistas cruza os dados de aplicativo e rastreador, com o objetivo de checar as informações e identificar alguma eventual inconformidade.

 

Como último passo, um relatório completo é gerado dentro do sistema de acesso do gestor de frota e do RH, com as horas trabalhadas e os relatos de bordo.

 

A palavra-chave para serviços integrados como esse provavelmente é “segurança”.

 

Envolver alta tecnologia e integrar sistemas, com um serviço especializado de checagem e organização de dados, significa dar mais segurança ao motorista,

 

que tem a garantia de um bom controle de jornada e a certeza de que a sua saúde está sendo preservada para uma experiência de trabalho cada vez mais saudável.

 

Para gestores de frota e RH, saber que seus motoristas, cargas e entregas estão preservados de acordo com as boas práticas é o controle mais eficiente que se pode ter.

Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter
Next Post

Próximo Post

Transporte de cargas: O que é o CTRC?

24 de Agosto de 2021

Posts relacionados

Envie-nos suas dúvidas e sugestões através do formulário abaixo.