X
X

Gestão de frota para máquinas agrícolas: Como funciona?

Leonardo Silva 11 de Outubro de 2021

Gestão de frota para máquinas agrícolas: Como funciona?



Entenda como é possível utilizar a tecnologia a favor até mesmo dos trabalhos manuais no campo


 

 

Fazer a gestão de máquinas agrícolas enquanto a equipe está lá, em pleno serviço no campo, não parece ser a coisa mais fácil do mundo, certo?



Errado. Este texto aqui é para mostrar a você que mesmo nas atividades rurais a tecnologia pode agir a favor da gestão de frota e proporcionar mecanismos de controle dos equipamentos.



Vamos entender um pouco mais sobre como funciona o sistema que facilita o mundo do agronegócio?



Colheitadeiras, semeadeiras, pulverizadores e tratores.


 

Todo esse maquinário faz parte da rotina do empreendedor rural, da equipe de campo e da equipe de gestão.

 


O fato é que, além de garantir que tudo funcione corretamente, o gestor precisa ter um planejamento de médio e longo prazo.

 


Isso significa que ele pode buscar ferramentas para manter máquinas agrícolas em alta produtividade e preservar a longevidade dos equipamentos.



Precisão do rastreamento do Delta Fleet em uma máquina agrícola no local de plantio:




Garantir essa eficiência em máxima potência e, ao mesmo tempo, preservar a durabilidade do maquinário não é algo simples, especialmente se lembrarmos que, no agronegócio, tudo acontece lá no meio do campo.

 


A boa notícia é que a tecnologia chega também para ajudar as tarefas do gestor de frota agrícola:



É possível contar com sistemas inteligentes de gestão que ajudam a entender os melhores cenários para o trabalho rural e também como otimizar a jornada da equipe.



Um exemplo dessa revolução tecnológica no campo, o Delta Fleet - maior e mais completa plataforma de gestão de frotas da América Latina - já pode ser usado por gestores de frota desse ramo, aplicando às suas necessidades e à sua realidade.



E tudo começa na configuração da política de frota. É nesse momento que o gestor organiza o sistema de acordo com o seu cenário ideal.



Dessa forma, é possível registrar os parâmetros de condução, que vão garantir ao gestor o controle e alerta de tudo aquilo que fugir do seu padrão.



É desse jeito, explorando rastreamento e telemetria, que o Delta Fleet emite alertas caso o maquinário tenha movimentação fora do horário ideal e mostre quanto tempo permaneceu em atividade, através do horímetro.



Além do horário, também é possível trabalhar no campo com cercas digitais para que a máquina não ultrapasse seu trajeto estipulado, favorecendo o controle da área de plantio e, ainda, os limites da propriedade.




Veja outras situações em que o Delta Fleet atua em sintonia com o cotidiano do campo:

 


Plantios com velocidade determinada: para os casos de plantios que devem ocorrer com a máquina a 12 km/h, por exemplo, o sistema ajuda a controlar se, porventura, o condutor não irá acelerar e realizar o trabalho fora da velocidade esperada,


- o que pode prejudicar o alcance de uma produtividade em nível máximo na hora da colheita;



Combustível: essa logística requer um planejamento muito maior do que na cidade e, por isso, para abastecer no campo é preciso ter uma organização diferente, já que os postos de combustíveis não estão muito próximos.
 
Neste caso, o motorista registra no sistema o abastecimento enquanto o gestor de frota consegue controlar o consumo, e comparar com a quantidade de combustível que ainda tem reservado para utilizar, obtendo um cenário mais tranquilo para planejar a próxima reposição;



Manutenção de veículos: controle de procedimentos de rotina no maquinário em que você ajusta alertas para realizar manutenções, como a troca de óleo, por exemplo, a cada período de tempo determinado ou quilômetros rodados

 

 

O uso racional do maquinário agrícola passa por uma série de cuidados e a novidade do sistema de gestão aplicado a essa realidade no campo facilita a vida do gestor,



e garante um plantio assertivo e controle de resultados mesmo enquanto você e a sua equipe estão no meio da plantação.

Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter
Next Post

Próximo Post

Rastreamento veicular - Chip multioperadora

11 de Outubro de 2021

Posts relacionados

Agora que você já sabe as principais causas de acidentes com caminhão, que tal simplificar também a sua gestão de frotas? Conheça o Delta Fleet!