X
X

Torre de Controle: Importância para uma operação de transporte

Caroline Borba 11 de Março de 2022

Torre de Controle: Importância para uma operação de transporte


Centralize dados e converta essas informações em controle, eficiência e melhores resultados para sua frota com uma torre de controle.


Um dos aliados importantes no dia a dia de um gestor de frotas é contar com uma torre de controle. Lá, é onde os dados de um frota estão reunidos e onde os analistas podem acompanhar o trajeto dos veículos da transportadora, suas cargas e, quando necessário, poder tomar decisões de acordo com cada situação particular – se ela exigir.


Através da Torre de Controle e dos times de monitoramento e controle logístico, buscam melhorar a operação de uma transportadora. Além dos processos da frota serem acompanhados em tempo real, há o controle de tempo das demais atividades. Isso garante que os motoristas cumpram sua jornada rigorosamente, evitando longas horas de trabalho acumuladas. Existem outros benefícios também dignos de nota, como planejamento de trajeto, horários e resolver qualquer problema eventual como desvios e sinistros.


Como define o Coordenador de Produto da Delta Global, Gregori Almeida, a principal importância da Torre de Controle está em seu potencial estratégico. “Se bem empregado, é possível planejar as melhores rotas, otimizar a tomada de decisões, diminuir custos da operação, ter mais agilidade para sinistros, entre outros quesitos”, afirma Almeida.


Montando uma torre para o seu negócio
A Torre de Controle é fundamental para o bom andamento das atividades de uma transportadora. Ainda que o nome pareça explicativo, qualquer área de uma empresa pode ser considerada como opção para implementar este setor, não sendo obrigatório necessariamente a construção de uma torre para isso.


O importante é que o local possa prover os dados necessários da frota e das atividades logísticas. As torres normalmente disponibilizam uma visão aérea dos pátios das transportadoras, semelhante ao que ocorre em aeroportos, mas, isso não é obrigação. Dado o fato de que existem limitações de espaço que não permitem que todas as transportadoras possam contar com uma torre física.


Quando falamos de Torre de Controle tenha em mente que se trata de uma central integrada de informações sobre a frota e as cargas que são diariamente transportadas. Definido isso, é importante ter em mente que ela trabalha com dados, então, é de extrema importância ter conhecimento sobre os resultados desejados e quais dados são necessários para que esses resultados sejam atingidos. Trabalhar com métricas é fundamental, mas, antes disso, é preciso ter claro quais serão necessárias para acompanhar. Uma vez que eles sejam estabelecidos ocorre o seu acompanhamento.


Múltiplos dados simplificados em um único sistema
A Delta Global é uma empresa de tecnologia voltada para o mercado de transporte, seguros, agronegócio e náutico. Seu diferencial é o seu conhecimento sobre essas áreas, e, principalmente, sobre suas necessidades. Pelo seu posicionamento como uma empresa de tecnologia, a Delta Global desenvolveu ferramentas ao longo dos anos que são utilizadas por clientes de diversas verticais de negócios. Justamente por isso conta com valores acessíveis somados ao seu know-how e excelência na prestação dos serviços.


Neste sentido a empresa desenvolveu o Delta Fleet, um sistema de gestão de frota que reúne dados variados e conta com uma rede de assistência 24h integrada. O dinamismo oferecido pelo atendimento e integrado aos dados fornecidos em tempo real pelo sistema permitem que decisões mais assertivas tragam resultados positivos com menos prejuízos. Não à toa, o Delta Fleet integra perfeitamente com o trabalho desenvolvido por gestores de frota e pelas Torres de Controle.


Transportadoras podem contar com diferentes serviços de diferentes prestadores para necessidades específicas. Seja uma empresa de localização por GPS, outra empresa focada em segurança, além de outra empresa para controle da telemetria, o gestor precisará estar atento a diferentes sistemas – com suas peculiaridades – para obter os dados que necessita. Através do Delta Fleet esses dados podem ser unificados.


Caso opte num primeiro momento por contar com o sistema, mantendo algum em particular, há possibilidade de integrá-lo. O Coordenador de Produto da Delta Global, Gregori Almeida, fala a respeito disso: “o Delta Fleet é um ecossistema de soluções para frotas. Ele busca reunir todas as ferramentas de dados e caso o cliente já trabalhe com uma ferramenta de outra empresa, ele não precisa obrigatoriamente cancelá-la, podendo incorporá-la dentro do Fleet.”. Os dados de outras plataformas são transportados para o gestor que irá recebê-los paralelo aos dados que são fornecidos pelo Delta Fleet.


Portanto...
O gestor de frota trabalha com os dados que necessita e reuni-los se faz tão necessário quanto obtê-los de forma rápida e objetiva. A qualidade dos dados é fundamental. Assim como também é preciso ter acesso a eles de maneira prática. Se preciso cruzá-los, contar com todas essas informações centralizadas num único sistema torna tudo muito mais fácil.




Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter
Next Post

Próximo Post

Frota pesada: A melhor forma para lidar com tombamentos

11 de Março de 2022

Posts relacionados

Agora que você já sabe quais são os caminhões mais econômicos do Brasil, que tal simplificar também a sua gestão de frotas? Conheça o Delta Fleet!