X
X

Economia de combustível através de dados e estratégias

Leonardo Silva 17 de Fevereiro de 2022

Economia de combustível através de dados e estratégias


Diante da imprevisibilidade e oscilação dos valores do dólar, e preço dos barris do petróleo, transportadoras são obrigadas a otimizar recursos gastos com combustíveis. Mas como?



Economia de combustível com dados e estratégias


Aumentar a lucratividade do seu negócio passa por diversas variáveis.


Em uma transportadora uma das formas de otimizar os resultados está na economia que pode ser feita em cima dos custos variáveis.


Já tratamos em textos anteriores – e recomendamos que você leia mais do nosso conteúdo, se já não o fez – sobre as formas mais adequadas e eficazes para se prevenir de surpresas e gastos extras relacionados a custos variáveis que não foram previstos anteriormente.


Hoje vamos falar sobre como uma economia bem direcionada sobre o custo com combustíveis pode alavancar os resultados a curto, médio e longo prazo.


Entre as despesas diárias de uma frota, o combustível é sem sombra de dúvidas uma das mais importantes. Além disso, não é um custo que pode ser cortado totalmente.


Enquanto a transportadora existir, este vai ser um ponto em constante observação. Ao menos enquanto as frotas contarem com veículos movidos por combustíveis vindos do petróleo.



Elevação do Dólar
O Dólar tem oscilado na casa dos R$ 5,00 e impactado em diversos bens e serviços do mercado interno. Com o combustível não é diferente, e, pelo contrário, é mais sentido por quem depende de um veículo para trabalhar.


Tem sido assim com motoristas de aplicativo, taxistas e pessoas que dependem de um carro, ou moto, para se locomover ao trabalho ou levar seus filhos para o colégio.


O pesquisador do Ineep (Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Rodrigo Leão, afirma que há um nível de incerteza muito grande no mercado.


O especialista considera improvável um grande aumento e aposta em um cenário de maior estabilização do preço dos combustíveis em 2022.


A verdade é que é difícil fazer previsões devido a dois fatores: cotação do dólar e preço do petróleo. Ambos sofrem variações diariamente e de maneira volátil.


Isso ocorre desde 2016 com a mudança da política de preços da Petrobrás que passou a acompanhar o valor do barril de petróleo. Com altas a empresa reajusta os valores do combustível já nas refinarias.



Buscando a efetividade
No caso das transportadoras, não há escapatória para a alta dos combustíveis. Resta economizar dentro de sua realidade e suas possibilidades passando a elevação ao valor final de seu serviço.


Muitas vezes o gasto com combustível pode ser reduzido com uma boa avaliação de dados sobre a frota. Isso permite estabelecer estratégias, e direcionar os motoristas para uma melhor utilização dos veículos da transportadora.


Ferramentas de rastreamento conseguem mensurar o gasto de combustível com a velocidade atual da frota. É possível determinar se há desperdício, seja por problemas técnicos, asfalto de péssima qualidade – isso quando há asfalto – ou imprudência do motorista.


Deste modo, estabelecendo relatórios para determinar vícios e problemas recorrentes, o gestor de frota é capaz de trabalhar em cima desses dados para prevenir perda de recursos.


Cabe também ressaltar que a manutenção preventiva é importante nesse quesito. Mesmo um pneu com problemas influencia no gasto de combustível de um veículo.


Em uma visão micro, o gasto pode não representar grande elevação, mas no contexto de uma transportadora que trabalha com muitos veículos todos os dias, esse micro se torna macro.


Baixe aqui a sua planilha de controle de combustível. Grátis!



Economia com eficácia
Para elaborar relatórios com dados estratégicos para a tomada de decisão, a plataforma Delta Fleet fornece informações específicas sobre abastecimento para gestores de frota. É uma forma eficaz de manter um controle mais adequado e gerar economia e diminuir gastos desnecessários.


O Delta Fleet fornece lançamentos sobre os abastecimentos, sejam eles manuais ou com cartões de parceiros através do E-Fleet.


A transportadora ainda pode contar com cadastrado de postos de gasolina na plataforma. Através dessa ferramenta é possível registrar endereço, tipo de combustível, quantos litros foram abastecidos, bem como os gastos em dinheiro naquele local.


Os dados obtidos podem dar uma dimensão dos gastos e em quais localidades ocorrem elas ocorrem mais. A partir das informações é possível estabelecer quais postos podem ser evitados ou. Para isso o Delta Fleet emite relatórios por abastecimento, veículo e posto de gasolina cadastrado.


As informações obtidas oferecem uma gama de possibilidades para o gestor de frota adequar suas estratégias. É a melhor forma de se compreender por onde o dinheiro está sendo desperdiçado e buscar a eficácia adequada para obter resultados melhores com custos variáveis cada vez menores.


Ainda que não se possa transportar cargas pelas estradas sem algum tipo de combustível, com as informações certas é possível fazer escolhas com mais inteligência.

Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter
Next Post

Próximo Post

Como fazer a Jornada de Motorista de forma eficiente

17 de Fevereiro de 2022

Posts relacionados

Agora que você já sabe como administrar uma frota ecológica, que tal simplificar a sua gestão de frotas? Conheça o Delta Fleet!