X
X

Como empreender no mercado de locadoras de veículos?

Caroline Borba 07 de Outubro de 2022

Como empreender no mercado de locadoras de veículos?


Ramo de negócio tende a permanecer entre os mais rentáveis nos próximos anos

 

Investir na abertura de uma locadora de veículos tende a ser um negócio rentável para os empreendedores que optarem por este ramo de atuação nos próximos anos.

 

Isso porque cada vez mais turistas, motoristas de aplicativos, executivos e famílias, têm encontrado na locação de automóveis uma opção econômica de lazer e trabalho.

 

O motivo do aquecimento deste setor da economia está ligado ao alto custo de manutenção de um carro, a supervalorização dos seminovos e a queda de produção das montadoras por falta de insumos.

 

Só que ter uma empresa própria, mesmo num segmento tão promissor, não é nenhum mar de rosas, principalmente para aqueles que não possuem a mínima noção de que empreender é uma arte, construída 50% pela vontade de vencer e a outra metade pelo conhecimento que se deve ter para a tomada assertiva de decisões.

 

Se você chegou até aqui porque pensa em abrir uma locadora de veículos, essa leitura vai ampliar horizontes ao mostrar não o caminho das pedras, mas a maneira certa de fazer as coisas acontecerem para alcançar o sucesso.

 

Questione-se: o seu plano de ação é coerente?

 

Nenhum empreendimento sai do papel se não houver planejamento, ou seja, não basta apenas definir o ramo que se deseja atuar e esperar que tudo aconteça como num passe de mágica.

 

É preciso pesquisa, um olhar atento sobre a concorrência e uma estruturação madura da ideia, desde o local até a documentação e seguro dos automóveis.

 

Além disso, definir de forma clara o capital inicial para investimento, que no mercado de locação de veículos não costuma ser baixo.

 

Neste momento de organização é importante ter o auxílio de um contador, não apenas para definir o orçamento, mas também para prever gastos futuros.

 

Acredite: seja qual for o seu nível de conhecimento, será loucura tentar abraçar esta etapa sozinho.

 

Exigências legais para abertura de uma locadora

 

Fora a parte burocrática presente na abertura de qualquer tipo de negócio, que envolve CNPJ, Receita Federal, pagamento de impostos municipais, estaduais e mais um monte de taxas e papelada, investir no ramo de locadoras exige gerenciamento dos documentos e seguros de cada carro.  Esteja ciente disso!

 

A escolha da localização

 

Neste momento é necessário levar em consideração 3 questões importantes: você precisa estar onde seus clientes estão, é essencial ter uma boa estrutura para atendê-los e por último, mas não menos relevante, a frota necessita de espaço.

 

Uma dica é buscar por pontos comerciais próximos a agências de viagens, rodoviárias, terminais hidroviários, centros urbanos e aeroportos.  Lembre-se sempre da máxima de que quem não é visto, não é lembrado.

 

Atenção na compra dos automotores

 

Os automóveis são a matéria prima da sua empresa, então tenha a máxima atenção não apenas às condições mecânicas, elétricas e estéticas do carro, mas também se certifique de que a documentação está em dia na hora da compra.

 

Inclua também no seu planejamento a previsão de gastos com manutenção e reposição da frota, visto que em razão da quilometragem alta, carros de locadora precisam ser substituídos a cada 2 anos.

 

Não se esqueça do seguro!

 

Ter veículos segurados em sua frota é indispensável, uma vez que roubos e acidentes fazem parte dos riscos que rondam quem resolve investir nesta área.

 

Dê atenção especial a escolha da seguradora e leve em consideração as propostas daquelas que oferecem algum tipo de parceria.

 

Ninguém faz nada sozinho!

 

Se uma andorinha voando sozinha não faz verão, não é você que vai dar conta de fazer o negócio prosperar cuidando de tudo sozinho.

 

Para que o sistema de aluguel de carros funcione de maneira eficiente será necessária a contratação de recepcionistas, manobristas, lavadores e mecânicos, sem falar das pessoas que cuidarão das finanças, do marketing e da gestão de pessoal.


Cerque-se de bons profissionais, delegue funções e veja seu negócio andar.


Mesmo que empreender neste ramo seja mirar em um futuro promissor, é importante rever as estratégias periodicamente, manter sempre os dois olhos bem aberto no mercado e se preocupar em ter diferenciais competitivos. Seja diferente!

Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter
Next Post

Próximo Post

Como conseguir clientes para corretoras de seguro?

07 de Outubro de 2022

Posts relacionados

Agora que você já viu mais sobre Manutenção Preventiva, que tal simplificar também a sua gestão de frotas? Conheça o Delta Fleet!