X
X

Quais são os caminhões econômicos vendidos no Brasil?

Arthur Moraes 28 de Julho de 2021

Quais são os caminhões econômicos vendidos no Brasil?




A Delta separou informações valiosas sobre economia dos veículos pesados e, ainda, uma prévia do Top 10 de caminhões mais vendidos no país neste ano

 


O que faz um caminhão ser classificado como econômico?

Qual o caminhão mais econômico vendido hoje no Brasil?

quais são os caminhões mais vendidos no país, de maneira geral?

 

São muitas dúvidas que de mera curiosidade para o público se tornam informações valiosas para quem vive no mundo do transporte.

 

Rankings e estatísticas ajudam os profissionais desse setor a entender quais são as melhores opções do mercado na hora de renovar frotas ou adquirir veículos de forma individual.

 

Antes de entrar nas listas dos caminhões mais vendidos aqui no Brasil, é importante lembrar rapidamente sobre os principais elementos que influenciam na hora do consumo de combustível.

 

Além de questões de design e tecnologia envolvidos no momento da fabricação do veículo pesado, diversos fatores durante o uso alteram o índice de consumo do combustível enquanto o caminhão está rodando.

É importante começar pelo preparo do condutor:


As acelerações e desacelerações constantes, assim como a troca de marchas em momentos errados, influenciam os picos de consumo.

 

Outros pontos que alteram um consumo médio dentro dos padrões da normalidade são:

 

O excesso de carga, uso de velas desgastadas, falta de calibração constante dos pneus e falta de planejamento no trajeto, contribuindo para cair em um tráfego congestionado, por exemplo.

 

Agora que falamos de alguns fatores sobre o gasto final do combustível, vamos aos rankings:

 


Qual o caminhão mais econômico do Brasil?

 

Vencedor do teste de economia, o pesado Scania R500 figura como principal da lista entre os caminhões mais econômicos e, também, mais vendidos do país.

 

O caminhão recebeu o Green Truck Award, prêmio alemão de consumo de combustível, após a realização de diversos testes feitos pelas revistas especializadas VerkehrsRundascheu e Trucker.

 

No teste, feito em formato de comparativo único com o concorrente mais próximo, o Scania R500, que tem motor de 13 litros Euro 6, ganhou o teste consumindo 24,92 litros de diesel a cada 100 quilômetros rodados.

 


Quais são os caminhões pesados mais vendidos no Brasil?

 

No ato da compra, outras questões influenciam a escolha final, é claro, como valor, conforto, adaptação, design e outras características,

 

e é justamente por isso que o mais econômico em terras brasileiras, o Scania R500, ocupa a sétima posição da lista dos 10 caminhões pesados mais vendidos no país,

 

com base em dados da Fenabrave e considerando as vendas dos primeiros cinco meses deste ano de 2021.


Em primeiro lugar da lista está o Volvo FH 540 - que também foi o mais vendido em 2019 -, muito buscado por motoristas e transportadores pelo seu conforto e, especialmente, soluções ligadas à segurança e à economia de diesel.

 

Esse líder da categoria de pesados é ideal para aplicações de bi-trens e rodotrem de 9 eixos e Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de até 74 toneladas.

 

Hoje vamos trazer o Top 5 dessa lista, já que o ano ainda está em curso e muita coisa pode mudar,

 

e o segundo lugar foi ocupado pelo Scania R450, muito procurado para operação de bitrem e que, apesar do alto custo, apresenta uma redução de 12% no consumo de combustível quando comparado à geração anterior.


Já o terceiro lugar é do DAF XF, que se destaca pelo conforto e grande espaço de sua cabine, além de potência avantajada do motor.

 

Na quarta posição está o Volvo FH 460, modelo de 460 cavalos, ideal para carretas de 3 eixos, além de bi-trem 7 eixos e rodotrem 9 eixos curtos.

 

Encerrando o Top 5, no quinto lugar está o Mercedes-Benz Actros 2651, o primeiro caminhão do Brasil com painel 100% digital de série.

Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter
Next Post

Próximo Post

Como criar uma política de frotas para os veículos da empresa?

28 de Julho de 2021

Posts relacionados

Agora que você já conhece mais sobre torre de controle, que tal simplificar também a sua gestão de frotas? Conheça o Delta Fleet!