X
X

IPVA 2022: Entenda como o imposto ficará mais caro neste ano

Leonardo Silva 29 de Novembro de 2021

IPVA 2022: Entenda como o imposto ficará mais caro neste ano


Valor deve disparar, quando comparado a 2021; Saiba como é calculada a cobrança do imposto


Todo final de ano é assim: você faz uma retrospectiva do que aconteceu e faz planos e projeções para os próximos 12 meses que estão prestes a começar.


Mas se o assunto for contas a pagar, mais especificamente impostos a pagar, o clima já não é tão amistoso. Já parou para pensar em como deve ser o valor do IPVA 2022?
No artigo de hoje vamos detalhar algumas previsões certeiras sobre como o valor do imposto deve ficar bem mais caro do que em 2021.


Como funciona o IPVA?

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, foi instituído em 1986 e é pago somente por quem possui veículos. Donos de carro, motos, caminhões, ônibus e demais veículos automotores registrados. Sim, estamos falando até mesmo de tratores.


Primeiramente, após o pagamento do imposto, esse valor é direcionado para a Secretaria da Fazenda do seu Estado e é dividido em 3 partes. Dessa forma, 40% fica com o governo estadual, 40% para o governo municipal e 20% para o FUNDEB, que é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.


Como o IPVA é calculado?
A cobrança é baseada no valor venal do veículo, conforme a tabela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - e usando como base o mês de setembro do ano anterior.


Antes de mais nada, também é preciso explicar o que é o valor venal. Estamos falando de uma estimativa feita pelo Poder Público sobre o preço de bens como veículos automotores.


Então, a alíquota do IPVA pode variar entre 2% e 4%, sendo que o proprietário do veículo deve pagar o imposto durante um período que varia entre 10 e 20 anos, sendo que tanto a alíquota, quanto o período são definidos por cada estado.


O IPVA 2022 será mais caro do que em 2021?
O processo natural é que todo bem, com o passar dos anos, acabe desvalorizando, certo?! Como o IPVA é calculado sobre o valor do bem, conforme explicamos, o esperado é que esse valor sofra diminuição em função da depreciação do bem durante o tempo que passou.


Porém, o valor do IPVA 2022 é calculado com base no mês de setembro de 2021, também conforme já explicamos. Considerando o cenário deste ano com a crise sanitária e econômica, temos uma indústria automotiva que diminuiu sua produção em função da pandemia e a exposição de funcionários nas fábricas, encarou a falta de matéria-prima e a desvalorização da nossa moeda.


Só para se ter uma ideia, a Fipe indica que entre os meses de fevereiro de 2020 e julho de 2021 os veículos novos tiveram uma alta de 19,9% ao longo desses 17 meses. Já os seminovos subiram 24,4% durante o mesmo período.


Ou seja, adquirir um veículo ficou bem mais caro do que antes - e também mais demorado, já que o ritmo da produção foi prejudicado. Esse efeito dominó também recaiu sobre os seminovos, que a pronta entrega podem ficar até mesmo mais caros do que o modelo equivalente novo.


Então, temos carros novos mais caros e mais difíceis de comprar e carros seminovos igualmente mais caros. Isso significa que essa supervalorização faz com que o seu IPVA fique mais caro no ano que vem.


Simulação da cobrança do IPVA 2022
Sim, você consegue se antecipar e descobrir quanto pagará no IPVA 2022. Basta seguir esses passos:


1. Consulte no site da Fipe o valor do seu veículo no mês de setembro. Para essa consulta é preciso informar o modelo do veículo e o ano de fabricação.
2. Multiplique esse valor pela alíquota do seu estado. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a alíquota para automóveis é de 3%. Já para caminhões e ônibus a alíquota cai para 1%.
3. Faça a divisão desse valor por 100 e aí você tem o valor que será cobrado pelo imposto no ano que vem.



Confira a tabela de alíquota média de cada estado brasileiro:


Agora que você já sabe como deve ser a cobrança do IPVA 2022, garanta a sua segurança e a segurança do seu veículo de passeio com o Delta 24h, um pacote de serviços contratado sem burocracia, fácil, online e com todas as informações na palma da mão.



Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter
Next Post

Próximo Post

Delta apresenta novidade na Rota Digital Fenatran 2021

29 de Novembro de 2021

Posts relacionados

Quer saber mais sobre o serviço Delta 24h? Nossos especialistas aguardam o seu contato: